sábado, 23 de julho de 2011

Magicolor

As cores da Magia

Em quase todos os debates a respeito de magia, o primeiro tópico que surge é a questão da cor negra ou branca. É claro que a energia psíquica em si mesma - como a eletricidade - não tem cor. Não existe preto ou branco, nem cinza; ela é moralmente neutra. Mas, podemos usar essa energia para muitos propósitos - assim como fazemos com a eletricidade.
E ela pode ser usada para o bem, para o mal ou para qualquer outra coisa que o praticante desejar. O propósito para o qual ela é usada depende do ponto de vista do praticante. Através da História, houve uma tendência infeliz de simplificar em excesso o uso da magia em apenas duas escolhas, o bem e mal. E elas foram tradicionalmente expressas como magia branca e magia negra. Com certeza, essas distinções são válidas para muitos praticantes que, limitam-se a essas duas escolhas. Mas para a maioria dos pagãos, é bem mais complexa do que isso; vemos a magia como um espectro de cores do arco-íris para muitos propósitos.
Na verdade, o uso das cores na prática da magia adquiriu associações tradicionais com os Elementos (Terra. Ar, Fogo, Agua e Espírito), os planetas e os propósitos dos encantamentos. Nas tabelas de correspondência que você encontrará nos escritos especializados, encontrará para cada prósito as cores apropriadas. Elas podem ser usadas para as cores das velas, mantos, luzes, toalhas e altares, objetos pendurados nas paredes e talismãs. As correspondências de cores e propósitos não são absolutas, no entanto podem variar um pouco entre as diferentes tradições.
A seguir, apresento um espectro básico das cores da Magia usado por muitos praticantes de magia.





Vermelho - (Fogo) Trabalho físico como na cura de pessoas e animais também, paixão física e sexualidade Vermelho é a cor da força. É a cor do fogo, da inspiração, vitalidade, orgulho, raiva, coragem, emoções fortes, purificação, lugares áridos, música agressiva e tempestades com raios. O vermelho é a melhor cor para afastar o perigo. Use-a para estabilidade, fundamentação, prosperidade e saúde física.

Laranja - Orgulho e coragem; heroísmo e atração; parentesco e prosperidade (como em uma boa colheita). A cor laranja está sintonizada com o calor, amizade, abundância, espírito, vontade, princípios, teoria e precaução. Assim como o ouro, ela está associada à música passional, ao farfalhar das folhas de outono e a sons naturais no crepúsculo ou logo depois de uma tempestade. Use a cor laranja para fluidez de movimento, prazer e conexão.

Amarelo - (Ar) Trabalho mental, meditação, vontade, intelecto e comunicação. Outra versão do ouro, o amarelo é a cor da amizade, bondade e fé. O amarelo-ouro é a cor do encantamento, da confiança. Verão; sons claros, como a risada de uma criança e música alegre. O tom amarelo-pastel tende mais à primavera, às tentativas psíquicas e à criatividade. O amarelo é uma cor usada para melhorar o equilíbrio, a autoestima, o carisma, a adivinhação e a criatividade. Use-a também para força de vontade, vitalidade, propósito e eficácia.

Verde - (Terra) Vegetação, como em jardinagem e emprego de ervas, fertilidade e prosperidade. Esperança, alegria, deleite, crescimento e mudanças são aspectos do verde. A floresta verde é ligada à fertilidade, ao corpo, à coragem e à música clássica ou sons da floresta. O tom verde-hera representa os aspectos emocionais, o lidar com a tristeza, reflexões decisivas e música que acalma, ou o silêncio. O tom pálido de verde, como quando a grama é nova, auxilia o processo de cura. Use a cor verde também para equilíbrios em relacionamentos, compaixão e autoaceitação.


Azul - (Água) Trabalho emocional, amor, paz e proteção. Considerada a cor da sabedoria, meditação e regiões celestiais, o azul compartilha a sexta-feira e o planeta Vénus com a cor verde (como no verde-água). Uma sensação de juventude preenche essa cor. O azul é um excelente tom para paz e reflexão profunda. Use-a também para harmonia, criatividade, comunicação e ressonância.
índigo - Percepção, imaginação, ilusão e a habilidade em ver padrões. Feitiçaria em geral. A cor índigo é associada a pesadelos, alucinações e loucura. O índigo com nuanças de ultravioleta é normalmente chamado de cor da magia. Essa é uma cor comum para os mantos dos feiticeiros, com frequência blasonados com estrelas, luas e outros símbolos astronómicos.



Violeta (Roxo) - Poder, riqueza e boa sorte. Considerado a cor da realeza, o roxo representa julgamento, engenhosidade e pensamento religioso. Violeta é a cor do espírito, dos reinos etéreos, do aprendizado esotérico superior, da sabedoria antiga e dos mistérios mais profundos. Use a cor violeta de maneira específica para centralização espiritual e meditação; também, para a consciência expandida e percepção cósmica.


Preto - Frustração ou amarração; proteção. Como a cor da noite, o preto representa pressentimento, fortaleza e consistência graças à necessidade de atravessar a escuridão. A cor preta é algumas vezes usada como proteção para os instrumentos de magia - especialmente alavancas e invólucros. Também é usada quando tentamos nos livrar de um mau hábito, desvirar a negar a idade ou fazer mudanças drásticas na vida. O preto, é claro, também é a cor da Magia e das "Artes Negras".

Branco - Bênção ou qualquer coisa que você queira! A cor da pureza, o bran-co representa amizade, sinceridade, divindade, transformação e sons específicos focados, como um gongo ou sino. Branco é a cor da Deusa, portanto é usado em todos os tipos de bênçãos.

Ouro - Energias masculinas; força, liderança e vitalidade. O ouro representa adolescência, alegria, fertilida-de e nobreza. Os homens pratican-tes de magia com frequência prefe-rem instrumentos, amuletos e jóias feitos de ouro, bronze ou latão.


Prata - Energias femininas; intuição, visão, sonhos, dons sensitivos e adivinhação. A prata representa os mistérios e as magias das mulheres; segredos e bruxaria. As jóias das bruxas são feitas de prata ou, alguma vezes, de cobre (o metal de Vénus)

Feitiçaria codificada pela cor.

Por meio da história e das lendas um número de Escolas, Ordens especializadas de magia e feitiçaria foi criado. Muitas delas se distinguiram por cores.

Os Feiticeiros que seguem essa escolas consequentemente adotaram essas cores também; assim temos Feiticeiros vermelhos, feiticeiros verdes, feiticeiros brancos, feiticeiros negros, e assim por diante. Os Feiticeiros Cinzas (ou como alguns se autodenominam feiticeiros do arco-íris) não são especializados e sim adeptos a muitas áreas. Alguns bruxos também adotaram a identificação por cores - particularmente, branca e verde. E cores similares também são adotadas pelas fadas.


Práticas mágickas codificadas pela cor.



Vamos analisar várias categorias de Magiah e Feitiçaria segundo as cores a elas associadas. Praticantes especializados em uma dessas áreas podem ser conhecidos pela cor. Aqui apresento mais algumas informações sobre essas práticas codificadas pela cor - em relação à posição delas no Espectro. Levando em consideração que a forma como se aplica a Magiah é de inteira responsabilidade de quem a manipula, a definição citada aqui "Magiah Negra, Branca e etc, é somente como referência de estudo, pois sabemos que defini-la desse modo é um ledo engano.


Meditação (Magia Aqua)

A Meditação é a base de muitas disciplinas orientais de Magia e Feitiçaria. Estou certo de que você já viu Mestres que meditam em filmes, de modo especial aqueles que envolvem artes marciais. Usada de maneira apropriada, a meditação abre a porta para o crescimento individual e progresso pessoal. De todas as técnicas de progresso nos campos psíquico e espiritual, a meditação é, de longe, a mais eficiente.


Cura (Magia Azul)


A Cura se refere a todas as formas de artes e práticas mágicas devotadas a curar doenças, aliviar dores, promover a regeneração dos tecidos, restaurar a vitalidade, a fertilidade, etc. Através da história, os curandeiros foram os médicos, enfermeiras e parteiras das vilas - de modo especial, nas comunidades rurais e "primitivas" sem acesso aos médicos e farmacêuticos licenciados oficialmente.

Wortcunning (Magia Verde)


Wortcunning é a cultura e a arte de conhecer e usar as propriedades mágicas, medicinais, e outras, das plantas. A antiga palavra usada para o conhecimento das propriedades secretas das ervas é Wortcunning ("sabedoria das plantas"), e sempre foi um estudo particular das bruxas.

Adivinhação (Magia Amarela)


Adivinhação é a arte de predizer ou prever o futuro; ou descobrir coisas que estão perdidas, escondidas, ou secretas. Embora nem todos os videntes sejam Feiticeiros, espera-se que todos estes sejam videntes. Muitos povos antigos eram obcecados com adivinhações e dificilmente tomariam qualquer decisão sem consultar adivinhos, videntes, oráculos ou profetas. Ocorrências inco-muns, como sonhos perturbadores e presságios, também foram consideradas divinatórias. Com o passar do tempo, os videntes desenvolveram muitas técnicas de adivinhação - as chamada; Artes Mânticas (de mantis, que significa "adivinho").

Ilusão (Magia Laranja)
Também conhecida como magia de palco e magia de espetáculo, essa área lida com as ilusões e efeitos especiais "milagrosos". A magia da ilusão é dividida em duas categorias: ilusionismo (conjuração) e prestidigitação (truque de mão). Com o objetivo de diverti: e iludir os observadores, as artes da ilusão tiveram sua origem com os primeiros xamãs. Desde que a primeira fogueira foi acesa, foram usados efeitos especiais para aprimorar o efeito teatral ( Diferentes tipos de apresentaçãc como atos mágicos, acrobacias, prestidigitação e engolir fogo, vieram desse rituais.

Alquimia (Magia Vermelha)


A Alquimia é a arte mágica e -ciência da transformação ou transmutação. A Alquimia foi a precursora c. química moderna. Teve origem em Alexandria, no Egito, no século I d.C., quando a metalurgia egípcia foi misturada à filosofia grega e ao misticismo do Oriente Médio. Os alquimistas medievais buscavam três objetivos principais: a Transmutação de "metais básicos" (chumbo, de modo particular) em ouro e prata; a descoberta do Elixir da Vida, que curaria todas as doenças e conferiria a imortalidade; e a criação do homunculus, um homem artificial.

Domínio dos Animais (Magia Marrom)


O Domínio dos Animais diz respeito a tudo que se relaciona com animais de todos os tipos - de maneira especial, a comunicação animal. Dentre os praticantes desse tipo de magia, estão os "encantadores de cavalos", treinadores de animais sensitivos que trabalham com animais, e pessoas que parecem ter a incomum habilidade de se comunicar com animais. O domínio dos animais inclui o conhecimento de Zoologia e a sabedoria dos Totens. Aqueles que dominam essa arte procuram conhecer o nome de todos os animais, o modo como eles evoluíram, o que eles comem, seu comportamento, estilo de vida, rituais de acasalamento e linguagem.

Cosmologia (Mágica Violeta)


A grande abóbada do céu noturno - a Esfera Celeste - que envolve nosso pequeno mundo sempre foi tema de estudos mágicos e de Feitiçaria. "Ligar os pontos" das estrelas para formar constelações elevou nossos primeiros mitos e lendas ao céu. A posição fixa da Estrela Polar em meio à rotação celestial nos deu uma firme orientação em todas as estações. Os movimentos do Sol, da Lua e dos planetas pelos signos do Zodíaco nos deram o nosso calendário; nosso primeiro modo de marcar o tempo e nossa primeira forma de Adivinhação eficaz.

Matemágica (Magia Clara)


Os Mistérios Pitagóricos foram a base de toda a Matemática, principalmente da Aritmética, Geometria e Música. O lema deles era "Tudo é Número". Segundo Pitágoras, todas as coisas do Universo são baseadas nas mesmas "identidades" criadas por padrões geométricos que se repetem em uma interminável dança de som, luz e cor. Esses padrões formam uma matriz de uma rede de energia derivada de uma fonte central. Eles criam todo o mundo natural e nos permitem experimentar dualidade, emoções, tempo linear e toda a realidade que vivenciamos.

Magia Cerimonial (Magia Branca)


A Magia Cerimonial, originada nos séculos XVII e XVIII nas ordens mágicas secretas, é baseada na Cabala* e no Hermetismo, com o neoplatonismo e as doutrinas orientais. No seu sentido mais alto, a Magia Cerimonial é uma experiência transcendental que leva o mago a reinos místicos e permite que ele se comunique com o Eu Superior. Ela desperta o mago para o Deus interior.

Lore Mastery * (Magia Cinza)


Lore significa "ensinamentos", e o domínio desses ensinamentos - Lore Mastery é o principal atributo do feiticeiro. Através da história, os Feiticeiros estudaram e colecionaram livros e escritos com a sabedoria das eras; e muitos formaram importantes bibliotecas e museus. O domínio dos ensinamentos significa conhecer os segredos arcanos (ocultos) e mistérios esotéricos desconhecidos para a maioria das outras pessoas. É comum dizer que "conhecimento é poder", e uma grande parte do verdadeiro poder do feiticeiro vem desse vasto conhecimento. Os "Ensinamentos", no entanto, compreendem muito mais do que apenas segredos e mistérios. Uma parte muito importante deles diz respeito a mitos e lendas. O Lore Master também é um contador de histórias, que sempre pode usar uma delas para demonstrar alguma conclusão.

Bruxaria e Demonologia (Magia Negra)


A forma mais simples de Baixa Magia é a bruxaria, em que um ato físico é praticado para se alcançar um resultado. A Bruxaria forma a maior parte da magia popular e geralmente é referida como "Magia Negra" ou "as Artes Negras". Algumas vezes, também é denominada magia solidária, baseada no princípio de que todas as coisas são unidas por ligações invisíveis (a Lei da Solidariedade). Demonologia é uma forma de bruxaria popular na Idade Média e na Renascença, na qual a ajuda dos demónios era recrutada pelo mago. Embora se acreditasse que os demónios eram mais facilmente controlados do que os anjos, eles podiam ser perigosos e maldosos, e os antigos grimórios continham instruções detalhadas para conjurá-los e controlá-los.

Outra forma de "Magia Negra" é a Necromancia, na qual os espíritos dos mortos são conjurados para aconselhamento.
Á Magia Negra não é necessariamente má; não mais do que qualquer outra cor. Mas embora todas as pessoas ligadas à magia pratiquem algum tipo de bruxaria, poucas se identificam come bruxas. Aqueles que o fazem geralmente tentam controlar os outros e governar o mundo. A diferença principal entre um bruxo e um feiticeiro está, portanto, na esfera do serviço - um feiticeiro deseja servir aos outros; um bruxo deseja ser servido pelos outros.


É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.
Vejamos alguns exemplos de cores e sua simbologia:





O preto está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.




branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa  inocência e pureza.



cinzento pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.
 



Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.



Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.





Vermelho escuro significa elegância, requinte e liderança.


Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.



Verde-escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor  que simboliza tudo o que é viril.



Verde-claro significa contentamento e protecção.



Amarelo transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão.




Laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade.



Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.




Azul-escuro, é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia.





Azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescura.



Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.



Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito.



Lilás, significa espiritualidade e intuição.

O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.



Rosa claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.
Salmão está associado à felicidade e à harmonia.




prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.







Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.




 Então espero que façam bom proveito das influências das cores em todos os ramos do cotidiano. Aos que são da Arte fiquem atentos pois as cores fazem uma grande diferença!


A todos, bons Ventos...


Pax, Lux et Nox


D'anjelo Terah

Um comentário:

  1. e realmente interessante todas as informaçoes contidas,algumas nao me eram conhecidas porem de um modo mais facil com as dicas de voces é possivél não errar mais no figurino!vamos pensar um pouco mais antes de pintar o arco-iris de nossas vidas! boa sorte!

    ResponderExcluir