quarta-feira, 13 de julho de 2011

Exposição Pythiu- Galeria Alvaro Santos- A Magiah da Arte

(Entrada da galeria)

A Idade Média sempre nos trouxe curiosidade sobre seus mistérios e personagens que até hoje cultuam nossas cabeças. A mágica da música Medieval, que de tão bela não pode ser esquecida, pôde ser revivida por quem compareceu nesta noite de terça-feira 12 de Julho, na 'Galeria Álvaro Santos', no parque Teófilo Dantas, centro de Aracaju.

Em uma só noite, fomos agraciados pelas mais variadas formas de expressões culturais. Belas canções do Coral Independente 'Vox Populi' regido por Jairo Melo da Silva, o grupo 'Renantique' de música Medieval e Renascentista, sob o comando do músico Emmanuel Vasconcellos e pelo embalo entusiástico da música cigana cantada por Luís Arnaldo. A galeria também foi palco de uma exibição de arte única, minuciosa e bela, do pintor Manoel Messias do Nascimento, mais conhecido como 'Pythiu'. ________ (Coral Vox Populli e a Tuatha Lunar)__________


Pontualmente às 19h, a galeria já se encontrava cheia de curiosos e apreciadores das boas artes. Para estes, ficou inicialmente disponível a exibição artística de Pythiu, que combina formas surrealistas com abstratas, e quadros com detalhes que à primeira vista nos escapa aos olhos. Todo quadro contava uma história, e em cada olhar uma nova descoberta.


Após alguns minutos, os presentes se reuniram prestigiando o coral 'Vox Populli'. O embalo marcante da música a capela foi suavemente se misturando ao som do teclado. A mistura das vozes masculinas e femininas recriavam um ambiente sacro, lembrando discretamente o ambiente das grandes e antigas catedrais góticas.


De instrumentos em mão, foi a vez de viajar ao embalo de 'Renantique'. Flautas, alaúdes e tudo o que um bom apreciador de músicas Medievais e Renascentistas poderia desejar. Os tons musicais nos levaram pela música ibérica, pelas cantigas de Santa Maria, castelos franceses e um leve tempero de música árabe. O mesclado dos instrumentos e das vozes faziam nos sentir verdadeiros viajantes no tempo. Uma sensação única ter prestigiado este espetáculo.



(Grupo Renantique em ação)


E por último, mas não menos importante, que tal um show de música cigana? Sim, o cigano Luís Arnaldo nos permitiu esse encanto. O final da noite deixou todos os presentes dançando ao embalo místico dos acordes ciganos e de canções regionais. E pra quem pensa que a música de reteve no passado se enganou, o cigano encantou a todos com ritmos latinos de nossa época.


Todos os responsáveis pelo evento estão excepcionalmente de parabéns. A Tuatha Lunar prestigiou e adorou a tudo. (inclusive aos canapés!) Estaremos sempre que possível presente a apresentações tão esplêndidas como essa, onde a Magiah em forma de Cultura esteja presente enriquecendo nossas mentes e divulgando o que há de bom em nossa capital. E se vocês também desejarem fazer parte de nossas viagens é só se manterem ligados no nosso endereço eletrônico.




A todos até a próxima!


Pax, Lux et Nox


(Reportagem:Danilo Campos e Felippe Bernardo)

(Fotos: Danilo Campos e Bruno Souza)










(Todos caíram no encanto do cigano)__________


Nenhum comentário:

Postar um comentário