sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Estudos Básicos do Espiritismo -Pt2



Ola gente !!!

Bem, atrasei o post por motivos pessoais que já estão se resolvendo. Desde já peço desculpas pelo atraso caros leitores .
Pois bem sem mais “bla bla bla” Vamos ao tema que foi deixado para esse post:
Estudos Básicos part II – Princípios

Bem gente esse será um post curto por que esse assunto de princípios é coisa basica mesmo não só da doutrina espírita como de qualquer outra religião não é?
Os princípios são elementos que estudados separadamente facilitam a nossa compreensão da religião  e de tudo que ela tem a oferecer para nossa alma, nossa evolução .
Já que o meu foco aqui nos posts é o espiritismo vamos aos princípios básicos da doutrina.

1-      DEUS
Para a maioria das religiões e inclusive o espiritismo descrevem deus como criador do universo, do espírito e da matéria e é a causa primaria de todas as coisas .



2-      ESPIRITO

Os Espíritos são os seres que povoam o Universo, fora do mundo material, e constituem o mundo invisível. Não são seres oriundos de urna criação especial, porém as almas dos que viveram na Terra.

3-      IMORTALIDADE
              O Espírito sobrevive à morte física. Portanto, ele é indestrutível e eterno. Conserva, após a morte do corpo, a sua personalidade.

4-      EVOLUÇÃO
A marcha dos Espíritos é progressiva e jamais retrógrada. Eles se elevam gradativamente na hierarquia e não descem do plano a que se alçaram. O progresso é uma necessidade que o Espírito sentirá mais cedo ou mais tarde. Todos devem avançar. Observando a escala dos seres, vemos que formam uma  cadeia sem solução de continuidade, desde a matéria bruta até o homem mais inteligente.

5-      REENCARNAÇÃO
 A Reencarnação é a volta do Espírito à vida corporal, mas em outro corpo novamente formado por ele. É uma lei de justiça e amor. O Espírito passa por um número ilimitado de existências corporais. A cada nova existência, o espírito dá um passo para diante na senda do progresso. Esse progresso espiritual depende, exclusivamente, da vontade, do conhecimento e da ação do Espírito. O Espírito pode reencarnar na Terra ou em qualquer outro mundo habitável do Universo. Isso depende apenas do seu estado evolutivo.

6-      MEDIUNIDADE
Faculdade que possuem as pessoas denominadas médiuns. Por esse intermédio ocorre a comunicação entre o plano material e c plano espiritual. A mediunidade é uma só; não se divide. Pode, entretanto, se' classificada em dois aspectos funcionais:  De efeitos inteligentes e de efeitos físicos.Todos somos, mais ou menos, médiuns. Existem, no entanto, os médiuns cuja mediunidade encontra-se bem caracterizada, e aqueles em que a faculdade mediúnica encontra-se em sua potencialidade. Os primeiros são chamados de médiuns dinâmicos, e os segundos, de médiuns estáticos. O desenvolvimento da mediunidade é cíclico e natural. Inicia-se desde o nascimento da criatura. Ninguém pode saber antecipadamente se uma pessoa é ou não é médium. Somente a experimentação séria e segura pode revelar os indícios. Os animais não possuem faculdade mediúnica, e por isso não são médiuns.

7-      LIVRE ARBITRIO
O Espírito possui a liberdade para pensar e agir, segundo a sua vontade. Essa liberdade de decidir, ou livre arbítrio, depende, igualmente, de seu grau evolutivo. Quando encamado ou no mundo espiritual, o Espírito faz uso de seu livre arbítrio. No inicio da fase evolutiva, o livre arbítrio é muito pouco, quase nulo. À medida que evolui, o Espírito amplia o seu livre arbítrio, pela evolução de sua consciência.

8-      
9-      Os Espíritos, quando não se encontram encarnados, em qualquer dos mundos, acham-se no mundo espiritual, em estado de erraticidade, aguardando a vida corporal.
10-  Erraticidade é o mesmo que erratibilidade: propriedade daquilo que é errático ou errante: significa "que muda de lugar; intermitente; periódico".
11-  No plano espiritual, os Espíritos agem de acordo com seu grau evolutivo. Os que pertencem à família da Terra, quase sempre se encontram à nossa volta, convivendo e ligados conosco, pelos pensamentos.
12-  O pensamento é a força que atrai e une os Espíritos e que proporciona a formação de grupos. E a chamada lei de sintonia vibratória.
13-  Os Espíritos podem agir sobre os fluidos produzindo criações fluídicas. Muitos pensam que ainda se encontram encarnados e por isso vivem ligados intimamente às pessoas e às coisas do mundo material.

Espero do fundo do coração que vocês tenham entendido e que tenham gostado é claro
Vou ficando por aqui.
Para o próximo post teremos a parte III do nosso estudo básico ok?

Muita paz a todos!!!!
Larissa Onatah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário