sábado, 10 de setembro de 2011

Estudos Básicos do Espiritismo -Pt1








Bem gente!!!

Estou aqui com mais um tema para vocês, explicando e orientando aos simpatizantes, curiosos ou simplesmente leitores desse blog alguns princípios, temas e ensinamentos da doutrina espírita.

Como eu sempre digo estou aberta a críticas, opiniões e até sugestões de temas. Por que não? Ficarei muito feliz em ver os leitores interagindo com esse quadro.


Mas sem rodeios vamos ao tema escolhido!!! 
Que foi...

Bem desta vez será um pouco diferente pessoal .
Eu resolvi abrir Estudos Básicos do Espiritismo I, II e III.
Que serão divididos em : Livros de referência, princípios e Evangelho segundo o espiritismo – Citações ok gente ?
Vamos?
Bem para começarmos nosso estudo citarei aqui os principais livros de referência da doutrina esses livros são usados em palestras, estudos  e etc.
1-    
O Livro dos Espíritos

Bom gente, esse livro foi o primeiro livro sobre a doutrina espírita a ser publicado. Ele foi publicado por Alan Kardec em 18 de abril de 1857. É uma obra básica do espiritismo, e foi lançado por Kardec após seus estudos sobre os fenômenos que, segundo muitos pesquisadores da época, possuíam origem mediúnica, e estavam difundidos por toda a Europa durante o século XIX.
Esse livro é todo feito em forma de perguntas e respostas (os médiuns perguntam e os espíritos respondem) totalizando 1.018 tópicos.

Interessante não é?

As médiuns que serviram a esse trabalho foram inicialmente Caroline e Julie Boudin (respectivamente, 16 e 14 anos à época), às quais mais tarde se juntou Celine Japhet (18 anos na época) no processo de revisão do livro.

Recomendo muito mesmo vocês lerem pessoal ou pelo menos dar uma olhada em algumas perguntas por que são muito interessantes e extremamente esclarecedoras .



2-    O Livro dos Médiuns 

- Esse é um livro muito importante até como o nome diz para os médiuns. Ele retrata os fenômenos mediúnicos, os contatos dos espíritos com a nossa realidade física entre outros.
Aqui vai um texto que irá ajudá-los a entender como esse livro foi feito, qual a sua base de estudo e etc.
“As primeiras investigações de Kardec tinham por foco um fenômeno bastante comum em meados do século XIX, na Europa e nos Estados Unidos: O das chamadas Mesas Girantes ou Dança das Mesas, em que certa quantidade de pessoas se reuniam em torno de mesas para se entreter com deslocamentos insólitos e aparentemente involuntários realizados por esses móveis. Apesar do nome, era comum, segundo diversos relatos da época, a ocorrência de fenômenos semelhantes com objetos variados.
Após dois anos de investigação, Kardec se viu particularmente convencido da hipótese mediúnica como a forma mais consistente de explicar certas ocorrências de movimentação espontânea de objetos. Isso porque, para além dos simples deslocamentos aleatórios, perfeitamente atribuíveis a causas naturais, Kardec catalogou o que denominava Manifestações Inteligentes, ou seja, movimentos que recorriam a sistemas simbólicos para estabelecer um canal de comunicação com um entrevistador. Alguém fazia uma pergunta e estabelecia critérios como "uma batida para sim, duas para não", e, em certos casos, um interrogatório feito à exaustão obtinha sucessivas respostas corretas. Com o tempo esse método de comunicação foi sendo depurado, passando pelo uso de um lápis amarrado a um cesto em cuja borda um ou mais médiuns colocavam seus dedos, até chegar à moderna técnica da psicografia.
Assim, Kardec se empenhou em fazer um estudo analítico das diversas modalidades de comunicação estabelecidas entre homens e espíritos, que resultou em O Livro dos Médiuns.”
Conseguiram compreender ?


3-    O Céu e o Inferno, ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo


Foi publicado também por Alan Kardec em 1865
Ele nos conta as formas de como se procede a “Justiça Divina”
 Bem essa obra é divida em duas partes:

1-    Na primeira, Kardec realiza um exame crítico, procurando apontar contradições filosóficas e incoerências com o conhecimento científico, superáveis, segundo ele, mediante o paradigma espírita da fé raciocinada. São expostos vários assuntos - Causas do temor da morte, porque os espíritas não temem a morte, o céu, o inferno, o inferno cristão imitado do pagão, os limbos, quadro do inferno pagão, esboço do inferno cristão, purgatório, doutrina das penas eternas, código penal da vida futura, os anjos segunda a igreja e o Espiritismo, aborda também vários pontos relacionados com a origem da crença dos demônios, segundo a igreja e o Espiritismo, intervenção dos demônios nas modernas manifestações, a proibição de invocar os mortos e etc.

2-    Na segunda, constam dezenas de diálogos que teriam sido estabelecidos entre Kardec e diversos espíritos, nos quais estes narram às impressões que trazem do além-túmulo, e de como se deu o processo de desencarne para pessoas de diferentes tipos de caráter. A segunda parte deste livro é dedicada ao Pensamento. Kardec reuniu várias dissertações de casos reais, a fim de demonstrar a situação da alma, durante e após a morte física, proporcionando ao leitor amplas condições para que possa compreender a ação da Lei de Causa e Efeito, em perfeito equilíbrio com as Leis Divinas; Assim, constam desta parte, narrações de espíritos felizes, infelizes, espíritos em condições medianas, sofredores, suicidas, criminosos e espíritos endurecidos.

Obs aos meus caros leitores: Lei de causa e efeito é o principio de “ Tudo que se planta colhe” o que eu fizer aqui na terra será cobrado de mim no futuro .

Bom gente vou ficando por aqui
Espero que tenham gostado da primeira parte dos nossos estudos e que tenham compreendido. Qualquer dúvida deixem nos comentários que eu ajudarei com certeza!

Para próxima semana: II- Princípios


Muita Paz!!!


Larissa Onatah .

Um comentário:

  1. Toda vez que eu leio sobre o martelo das bruxas fico com muita raiva da "santa inquisição" que com falços diseres condenava pessoas que por não seguir uma religião que se diz tão devota da paz e da armonia com o divino, queimava e torturava essas pessoas, por mim voltariamos a conviver como nos tempos antigos da verdadeira arte arcana que nos fasia muito bem antes desse deus critão que trouxi tanta miseria e fes povos se voltarem contra si mesmos.
    Salve grade mãe Gaia protetora dos seus filhos, sigo onrrado o chamado da Deusa que de verdade me mostrou como as coisas são reaumente, e vivo bem na paz de minha grande mãe sauvadora que me deu a oportunidade de viver neste mundo tão bonito que muitos mautratão sem piedade.
    Paz a todos, e que Gaia gie sempre seus passos.
    De confiança perfeita e amor perfeito, que assim seja, assim se faça!
    jarrajaia!

    ResponderExcluir