sexta-feira, 24 de junho de 2011

Yule- Nasce a Criança da Promessa! - 21 de junho


Sabbat conhecido como Natal, uma nova adaptação do festival pagão pelos Cristãos, que marca o Solstício de Inverno, onde os dias começam a crescer e a escuridão a diminuir. Festival de renascimento do Sol e tempo de glorificar o Deus nesta época invocado por Frey e certas tradições, O Deus Nórdico (Escandinavo) da fertilidade, paz e prosperidade.

Damos adeus a grande mãe neste Sabbat e bem dizemos o Deus renascido que governa a metade escura do ano.

Temos varias tradições, umas delas são as árvores chamadas Yule-Log, o carvalho que é queimado ao ar livre, a decoração da árvore, e o ato de pendurar o Visco e o Azevinho, são costumes que datam da Era Pre- Cristã.

Hoje a moderna tradição de se decorar as árvores é costume que se desenvolveu nos bosques de pinheiros, associados a Grande Mãe. As decorações e luzes são símbolos do Sol, da Lua e das Estrelas. Representam as almas dos que ja se foram e que são lembrados no fim do ano, e os presente que hoje são dados, eram tambem pendurados nas árvores em oferecimento aos Deuses agonizantes: Dionísio e Attis.

No Sabbath de Yule, comemoramos o renascimento do Deus. Quando a Deusa, em seu aspécto Mãe, dá a luz ao Deus Sol. Em Yule, podemos ver claramente o quanto o cristianismo absorveu do Paganismo; pois é impossível conhecer os ritos deste sabbath, sem recordar do natal cristão. A árvore de Yule, remete à árvore de natal; as cores vermelho (fogo) e verde (a tora de Yule), são exatamente as cores típicas do natal.

YULE que significa "roda" é o símbolo do sol a renascer milagrosamente nesta época de total escuridão. Isto é particularmente sentido por quem trabalha a terra. A partir deste Solstício os dias vão ficando gradualmente mais longos e cheios de luz, o tempo dado aos campos para se recomporem vão dar lugar à fecundidade da primavera. Mas este renascer, para além da componente física repercute também na componente espiritual, aproveitando o tempo invernal de reclusão e fazer renascer o sol interior. É a altura ideal para fazermos uma introspecção pessoal e planear o futuro.

Então celebre a Criança da Promessa, sinta sua Luz a adentrar sua vida, fazer parte de você, pois bem mais que um amontanhado de palavras e tradições escritas em um livro ou em um blog como esse, é conhecer a Divindade e se conhecer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário