quinta-feira, 23 de junho de 2011

São João: Festa Cristã ou Festa Pagã?

Hoje é dia de São João, uma das celebrações juninas, que foram trazidas para o Brasil com os Europeus, assim como as quadrilhas que abrilhantam esses festejos, que tiveram suas origens em bailes de corte. Como se aprende nas escolas desde pequeno, o nome junina refere-se a uma homenagem feita pelos Cristãos Católicos a São João Batista, (o “precursor” de Cristo) sendo que na realidade o nome é “Joanina”. Entretanto essas comemorações estão ligadas em sua origem, a outra celebração sagrada para os Católicos, e outro São João, o Evangelista.


Enquanto o dia de São João Batista é celebrado no dia 24 de junho, (alguns dias após Yule, Solstício de Inverno) o de São João Evangelista é comemorado em 27 de Dezembro (alguns dias após Litha, Solstício de Verão). Isso historicamente nos leva aos Pagãos de Roma, onde eles cultuavam um Deus com duas faces que representava a dualidade: O começo e fim, a luz e as trevas, passado e futuro, Verão e Inverno e etc. Este deus também deu origem ao nome do mês de janeiro, que em inglês é chamado January, pois esse é o mês que abre o ano e Janus conhecido assim por seus devotos como "O Deus das portas". Também tinha o título de "o deus da indecisão", pois de acordo com a mitologia uma cabeça falava uma coisa e a outro o contrário desta. Suas cabeças vigiavam simbolicamente os dois solstícios pelo fato dos antigos entenderem que esses eram portas para o Sol.


Como sempre ao longo da historia o Cristianismo querendo ser o centro da fé e em sua sede incessante de dominar o mundo, a Igreja mesclou o que para ela era tido como profano com o seu sagrado, e transformaram as comemorações de Janus nos dias de São João Batista (24 de junho), comemorado no Solstício de Inverno, e de São João Evangelista (27 de dezembro), comemorando o Solstício de Verão, ambos de acordo com o hemisfério sul. O Solstício de Inverno (São João Batista - 24 de junho) estava relacionado para os antigos com o nascimento do Sol, da luz, e daí veio o costume de se acender a fogueira de São João, assim como outros costumes que se têm nessa data conhecida em praticamente todo o Brasil.

Desde os tempos mais remotos sabemos que as igrejas cristãs (Católicos e Protestantes) não pouparam esforços ao longo da história para obter seguidores, mesmo que para isso tivessem que se adequar a práticas pagãs e idólatras, às quais elas mesmas se opunham publicamente e até mesmo a transmutar seus significados reais.

Nos dias de hoje tudo é uma mescla de culturas, levando-se em conta que tudo depende de um ponto de vista e de fé, viveremos e atravessaremos os séculos, pois o que importa é sabermos quem somos e de onde viemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário