segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Igreja de Bruxaria e Wicca do Brasil

http://www.ibwb.com.br/

Bom Pessoas...Eis aqui um tema que está causando muita polêmica no meio Pagão,nas mais variadas mídias. Extraí do Site da IBWB este texto e um video explicativo, para que cada um que ler e assistir tire suas próprias conclusões a respeito do tema.  A Tuatha Lunar posteriormente dará o seu parecer. 
Quem desejar saber mais sobre a IBWB é só clicar no link.

"E que a união pelo objetivo comum prevaleça! "



Hoje no Brasil, a prática de Wicca e Bruxaria está baseada em pequenos grupos e tradições fragmentados e isolados. A proposta da IBWB é unir estes grupos em torno de um núcleo coeso, cujo foco seja aquilo que nos une e não aquilo que nos separa. Estamos unidos pelo culto aos Deuses antigos, estamos unidos pelo serviço e pelo sacerdócio que prestamos. E unidos somos mais fortes.


A IBWB é uma organização religiosa legal, registrada, conhecida e aceita perante as autoridades brasileiras. E é este respaldo legal que oferecemos a nossos associados. Mas como toda e qualquer reunião de pessoas em associações civis, uma Igreja tem seus objetivos e suas regras. As regras da IBWB expressam de foram ampla e abrangente o que nós aprendemos em muitos anos de prática wiccaniana e em outros ramos da bruxaria, em tradições diversas, sendo solitários, aprendendo com os Deuses e com a vivência diária do sacerdócio.


Não há apenas uma definição de Wicca e Bruxaria, não existe uma única forma correta de viver como Bruxo e Wiccaniano. Ninguém jamais precisará do aval da IBWB para ser bruxo ou wiccaniano. Entretanto se a pessoa quiser o respaldo de uma organização religiosa que responda por seus atos oficialmente, deverá estar disposta a agir conforme seus preceitos.


As regras da IBWB são o que chamamos de Padrões Mínimos, ou seja, aquilo que alguém tem que fazer, minimamente, para merecer o título de sacerdotisa ou sacerdote.
Esses critérios foram definidos a partir do estudo amplo e da análise de muitas vertentes da Wicca no mundo e em nosso país, vem do trabalho de muitos anos e do acompanhamento de tradições e covens que realmente existem e continuam seu trabalho servindo os Deuses. Vem do exemplo de instituições, covens, clãs e tradições que pesquisamos no mundo todo. Vem da inspiração dos Deuses sobre como eles querem estar vivos no mundo de hoje.



Bruxaria e Wicca são coisas bem específicas e quem as pratica pode diferir em mil coisas, mas sabe muito bem reconhecer um verdadeiro praticante da Arte. Um praticante da arte não se define apenas por títulos e linhagens. Ele pode ter isso também, e certamente isso facilitará seu caminho, mas um verdadeiro praticante da Arte é alguém que colocou sua vida a serviço dos Deuses Antigos. Parece simples, mas trata-se de algo extremamente difícil e complexo. Não á para muitos, é um caminho exigente e difícil.


Há também aqueles que ouviram o chamado da Deusa mas não tem vocação ou não sentem a necessidade de passar pelo rito iniciático e fazer votos sacerdotais. Essas pessoas também celebram os Deuses antigos e a seu modo prestam um serviço igualmente digno. Eles também podem se beneficiar da Igreja como ponto focal para encontrar outros pagãos e viver sua fé em grupos. Estes são os que a IBWB chamou em seus estatuto social de Cultuadores – praticantes eventuais, pessoas que embora pratiquem regularmente não querem assumir votos sacerdotais, e pessoas que acham que a iniciação é um ato desnecessário, que já vivem um tipo de sacerdócio a sua maneira. Acolhemos essas idéias e referendamos sua validade: nem todos os pagãos antigos enfrentavam um treinamento sacerdotal, logo é preciso acolher essas pessoas também.


E há toda uma legião de pessoas que ouvem o Chamado e precisam passar pelo tempo de preparação, que muitas tradições chamam de Dedicação, para aprenderem sobre o Caminho e se realmente querem segui-lo. A estes a IBWB pretende dar apoio e esclarecimentos.


Temos também muitos pais e educadores cujos filhos e alunos se interessam pela Wicca e pela Bruxaria. A estes queremos informar sobre o que nossa religião representa, de forma que estes pais e educadores possam auxiliar nossos jovens a encontrar grupos legítimos, cujo conhecimento e práticas sejam devidamente embasados e dentro das leis de nosso país.


Pensamos a IBWB nos mesmos moldes que já há tantas décadas existe nos EUA, o COG – Covenant of the Goddess. Uma associação pluralista, que acolhe pessoas de tradições e práticas bem diferentes, reúne solitários e grupos, e visa somente dar respaldo ao credenciamento legal de sacerdotes e sacerdotisas, bem como prestar informações sobre eles.


Todos nós temos o compromisso público de não impormos nossas visões pessoais sobre questões da bruxaria ou da Wicca que comportem diversas versões, mas também assumimos o compromisso público de garantir que quem está conosco vive de acordo com nosso Termo de Compromisso. Para nós a definição dos padrões mínimos é muito ampla e seu resumo se insere em nossa Declaração de Compromisso.
Essa é nossa proposta, este é o início.



Se a pessoa acreditar que a união de bruxas e bruxos do país fará com que a sociedade nos respeite mais, nos dará visibilidade e nos dará um ponto focal para termos uma Voz que se faça ouvir, então, a IBWB é para ela.
Se você acreditar que é preciso que as outras religiões aprendam a olhar a nossa com respeito e sem medo, este é seu lugar.
Para aqueles que desejarem registrar seus grupos como pequenas Igrejas não se associando a nós, dispomos de informação sobre como fazê-lo.
Para aqueles que enxergam na IBWB a oportunidade de unir pessoas e formar grupos sociais com maior visibilidade e maior respeito das autoridades em geral, aqui estamos. Siga para a página de inscrição.
Desejamos a todos as mais brilhantes bênçãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário