domingo, 31 de julho de 2011

IMBOLC- CANDLEMAS

BOM PESSOAS...
FELIZ, FELIZ, FELIZ, FELIZ!!!!!!!!!!
ESSE É O SENTIMENTO QUE SINTO NESSE MOMENTO E QUERO COMPARTILHAR COM TODOS VOCÊS. A CHEGADA DA PRIMAVERA ESTÁ SENDO ANUNCIADA PELA CHAMA VIVA DA DEUSA BRIGITH E COM A SABEDORIA IMENSA DE LUGH, TUDO ESTÁ A SE TRANSORMAR.


ACREDITO QUE SEJA UM TEMPO DE PENSARMOS UM POUCO NO QUE NOS INCOMODA, NAQUILO QUE DE FATO NÃO QUEREMOS MAIS E QUE NESSE INVERNO ACABOU NOS PEGANDO DE SURPRESA, PARA QUE AS CHAMAS DIVINAS POSSAM TRANSMUTAR TUDO AQUILO QUE NÃO NOS SERVE MAIS E DAR LUGAR AS COISAS NOVAS E BELAS.


RENOVAÇÃO É ALGO QUE PRECISAMOS DIARIAMENTE NESSE MUNDO CANSATIVO, ENTÃO DEIXE-SE RENOVAR PELAS ENERGIAS DE CANDLEMAS. QUE AS GUARDIÃS DA CHAMA SAGRADA NÃO PERMITAM QUE ELA JAMAIS SE APAGUE, PARA QUE  POSSA SEMPRE NÃO SOMENTE AQUECER MAIS INSPIRAR A TODOS NESTA SENDA.


ESTE SERÁ O 1º SABBATH DA TUATHA APÓS MUITAS MUDANÇAS NO EFETIVO. ESPERO QUE SEJA CHEIO DE DÁDIVAS, E QUE AS BENÇÃOS DA GRANDE MÃE CAIAM SOBRE NÓS, NOS TORNANDO CADA VEZ MAIS UNIDOS E NÃO PERMITINDO QUE ESTE CÍRCULO SE QUEBRE!


QUE ASSIM SEJA!


AHÔ!!!!!!!!!!!!






AGRADEÇO A BRIGITH E A LUGH POR TER A TUATHA SEMPRE JUNTO A MIM APESAR DAS DIFICULDADES INDIVIDUAS. ABENÇOADOS SEJAM!




PAX LUX ET NOX



sábado, 30 de julho de 2011

Raizes- Conclusões da Alma


Raízes

CONCLUSÕES DA ALMA
Por: D’anjelo Terah

        Assim como os próprios CODEX começam devo alertar também que o que está escrito não e uma regra fixa, nem tão pouco uma verdade absoluta, mas sim um guia de esclarecimentos segundo a minha opinião em relação aos textos. Existem exceções e somente a sua vivência espiritual poderá validar as palavras aqui escritas ao longo de sua jornada.

Obs: Existem tópicos que não foram sintetizados por mim pela falta de importância no propósito a ser seguido a priori.
Por trás do Véu

        Levando em consideração que a Magiah é a Arte de provocar mudanças de acordo com a própria vontade, (definição do Mago Aleister Crowley) ao mesmo tempo em que Ela é uma Arte é também uma ciência. Arte, pois ela é formada por várias tradições e seguimentos. É uma ciência, pois o que nela existe foi criado por alguém e pode ser repetido e se obter êxito independentemente da quantidade de vezes que o feito for executado. Para tal e necessário terem vontade, o querer interno que faz a Magiah de verdade acontecer. Manifestar-se induz o poder que todos nós possuímos e juntá-lo a nossa vontade, daí o êxito no que se deseja.

MANIFESTAÇÃO= PODER + VONTADE

       A Magiah é uma fonte única e não há distinções de cores. Ex: Magiah Negra, Branca, Rosa... Etc.
O que faz com que muitas pessoas vivam na sombra do engano por muitos anos e se desviarem de seus objetivos.
      Com relação a Escolas de Magiah existem várias espalhadas pelo mundo e cada uma possui sua filosofia diferente em como se estudar Magiah, estudo esse que pode ser de três formas:

v    ESCRITO, ORAL E MENTAL

      Para que o estudo seja promissor e necessário que todo o aprendizado seja anotado de uma forma clara e correta, curta e completa, (regra dos 4cs) afinal tudo é importante. Este aprendizado é eterno, porém se dividem em graus que podem ser mais intensos a dependerem do propósito do Magista.
       Existe o período de Dedicação, onde se descobre o que realmente se quer, e o que realmente se é, porém o que marca a vida de um Magista é o período de iniciação.
       A iniciação é uma marca no espírito do iniciado. Magickamente falando, ela é um dos maiores Ritos de Passagem que existem, pois os Ritos de Passagem são rupturas do espírito, coisas que mudam a vida de um ser definitivamente, assim é a iniciação, segundo as tradições, um caminho sem volta, por isso o período de Dedicação é tão importante.
      O estudo da Magiah é algo que abre os horizontes de qualquer Magista, mas é preciso que ele se abra para a sabedoria divina, pois a estrada realmente não se move sozinha enquanto se fica parado, daí a vontade como fonte principal na busca pela plenitude na vida.
      Praticar Magiah é respirá-la diariamente e saber reconhece as faces da Divindade na natureza, o que hoje em dia dificilmente acontece, pois muitos entendem Magiah prática como uma forma de impressionar a terceiros, numa ilusão de que será possível soltar raios como os dedos, ler mentes, somente ao abraçar uma árvore e pisar na grama. Um ledo engano.
      A prática é um processo de interiorização que leva tempo e requer muita disciplina natural, além de honestidade para consigo e para com os outros. Conhecer o Universo é conhecer a Divindade, que automaticamente passa a conhecer seu próprio interior.
     Para se praticar é necessário lembrarmos quem somos e de onde viemos e, é nesse ponto em que damos de cara com os rituais.
     Sabemos que para alcançar o mundo da Divindade é preciso que entremos em contato com o nosso Self-Menor, o nosso ser criança, pois ele diferentemente do Self-Maior, o nosso ser da razão, não bloqueia a nossa verdadeira vontade.                    

     Sendo assim é possível se alcançar o que se deseja, e como prova do que se fez e do que se é capaz de fazer menciono mais uma vez a utilização do Diário do Magista, que futuramente será o conhecido Livro das Sombras, a prova escrita de seus feitos, guia para eventual consulta e instrumento de passagem de grau.

“Um evento físico que tenta reproduzir um evento espiritual”

     Iniciações são rupturas, como falamos acima, que acontece naturalmente, o que hoje se entende que aconteça dentro de templos fechados e círculos secretos, porém ela ocorre no dia- a- dia do Magista mudando-o para sempre. São exemplos de rupturas espirituais:




v Nascimento de um Filho
v Perda da virgindade
v A morte de um ente querido, etc.

      De acordo com as tradições as iniciações que realmente importam são as que causam mudanças naturais e permanentes na vida de um Magista. Se for assim então qual é a utilidade de se adentrar numa Escola de Magiah e passar por uma iniciação esotérica?
      As Escolas esotéricas são guias que moldam a formação do Magista, que esse para ela é apenas um diamante bruto e que precisa ser lapidado. Elas com seus dogmas fornecem ao estudante todos os tipos de conhecimentos para que ele chegue ao mais alto nível de completude e interiorização.
     Esse conhecimento passado pode ser por duas formas:

- A iniciação: Com base em graus de evolução é uma ruptura espiritual irreversível.
- Revelações Espirituais: Onde Mestre e pupilo criam laços e o pupilo somente deixará seu Mestre ao adquirir conhecimento suficiente para se tornar um.

Obs: Quanto à auto-Iniciações, existem tradições que as validam e outras que não. Esse assunto e polêmico e seria muito extenso, nesse caso, aconselho criar suas próprias conclusões após pesquisar varias fontes diferentes.

     Tudo provém do esforço do Magista (afinal nada cai do céu a não ser chuva), pois nada é conquistado sem ele e se for, pode ter certeza que não durará muito tempo. Como dia a célebre frase:

“Não há nada que nos seja dado sem que algo seja pedido em troca”.

     Qualquer Ordem (Escola) Esotérica possui regras que não podem ser contestadas, pois a maioria já vive em seus seguimentos por muito mais tempo do que se possa imaginar. O que pode se fazer é escolher muito bem qual o caminho a se percorrer e qual Escola Esotérica adentrar, e ao fazer isso, não viver cegamente, pois a escola nada mais é do que um meio facilitador e não um lugar onde tudo será realizado sem que o Magista se esforce para conquistar.
     Ao adentrar deve-se notar também as mudanças do antes e do depois, para que se possa de fato saber se houve uma ruptura espiritual. Mesmo que a Escola seja a mais perfeita o objetivo pode não ser alcançado, assim como, se o Magista for muito dedicado e adentrar em uma Escola de faz de conta, não haverá ruptura e nada acontecerá. O Bom senso nessas horas deve ser levado muito em consideração.
Existem grupos muito seletivos e nesses são necessário pertencer a uma Ordem externa para ser selecionado e assim após vários testes, adentrar em uma Ordem Interna. Uma espécie de peneira que sonda seus membros e os selecionam para adentra suas fileiras.

A Fé como base de tudo

     O ser humano por si necessita de uma crença para responder aos seus questionamentos, para isso tem que haver fé acima de tudo.
Segundo o contexto Bíblico (Hebreus Cap.11 e 12) temos o maior e melhor conceito de fé já desenvolvida:

 “A Fé é a expectativa certa de coisas esperadas, a demonstração evidente de realidades, embora não observadas”
 
Ou seja: “É a certeza de coisas que se esperam, e a convicção de fatos que não se vêm!”

      Mesmo tendo que acreditar em alguma coisa, com o passar do tempo a fé transformada em sinônimo de caretice religiosa, e falar nela em público se tornou motivo para ser taxado como maluco ou fanático, porém a fé e tão antiga quanto o próprio homem.
      Na Magiah Ela é tão fundamental quando se ter uma boa oração gravada na mente, até porque, se o Magista não possuir o acreditar suficiente na oração ela somente será um amontoado de palavras sem sentido e com certeza o destino será a queda.
Seguir, sempre seguir...

     No caminho do Magista mesmo antes dele sonhar em ser um estudante da Arte, em sua vida considerada “normal”, ele já possui varias dificuldades. Quando ele conhece o caminho essas dificuldades parecem que se duplicam fazendo com que o Magista além de acreditar que ao adentrar no caminho sua vida desmoronou faz também com que desista de prosseguir.

“Para cada fase da vida, dificuldades em níveis semelhantes”

     Em contra partida existem lados opostos de outros religiosos que dizem: “Bastou me afasta da Magiah e abraçar a Jesus (ou qualquer outro Avatar de qualquer outra religião) para minha vida mudar”. Ou ainda: “Esses crentes fazem tudo colocando a fé em Deus e FUNCIONA!”
     Com o Magista deveria ser da mesma forma, porém hoje vemos pessoas que mal começaram a trilhar os caminhos e se acham os donos da verdade, os todos poderosos e de puros pensamentos, que acreditam que tudo é pensar. Enquanto o Magista pensa, o crente FAZ. Eis o segredo do sucesso deles.
    Crentes, (aqueles que acreditam) estão à frente de uma visão de fé totalmente eficaz e que de certa faz parte de um todo. E porque não também da Magiah? Será que nós também não acreditamos que existe uma Divindade que zela por tudo e por todos? Será que é caretice ou vergonhoso expressar Amor e Fé naquilo que realmente acreditamos? Será que nós também não devemos demonstrar todo o nosso acreditar?
     Perguntas como essa devem ser feitas a muitos Magistas e se observar as respostas insensíveis (existem exceções) que se obtém. Particularmente é desanimador saber que essa falta de sentimento para com a Divindade existe.

    FAZER, esse é o segredo. E se o estudante deixar a ignorância (ato de ignorar) e de julgar, mais rápido perceberá que o caminho da Arte será mais fácil de seguir. Se for feito o contrário o estímulo do Magista tende a regredir drasticamente.
Mesmo o caminho mais fácil faz com que o pensamento seja de estrada árdua e a motivação desaparece. A maioria dos Magistas como citado acima se sente os donos do mundo e conhecedores de sua própria vontade, acham-se bons o suficiente para fazerem tudo sozinhos e quando erram não são humildes para assumirem o tal erro.
    A Magiah assim como outra religião qualquer não atrairá problemas para o estudante. A religião em si veio para religar (daí o nome Religião do Latim= Religare= Unir) o homem com Deus. Já a magiah tem o compromisso em restabelecer o contato e fazer com que o ser humano perceba o ser Divino que ele é, e que com o passar dos séculos se deixou esquecer. Ela como qualquer crença é baseada em princípios éticos que devem ser seguidos. E uma coisa que se observa na maioria das vezes é que a Magiah é utilizada como primeiro recurso, ou como uma fonte de resolução de problemas de forma instantânea, coisa que não se deve fazer, pois como diz a frase:

“Deus não fará pelos homens aquilo que eles não fizerem por si mesmos!”

    Daí acontece também que na maioria dos casos o Magista não consegue realizar aquilo que desejava. Primeiro por falta de Fé, (ingrediente fundamental) segundo por utilizá-la antes que os métodos convencionais. (lembrando que existem exceções)
     Só que o mundo não acaba ai. Levando-se em consideração que cadê pessoa possui o seu ritmo, a fé pode ser compreendida e até mesmo conquistada ao longo da jornada com o estudo e fatos que acontecerão.
     Outro ponto negativo é encarar a Magiah somente como ciência, pois se isso acontece deixa- se de lado todo o lado espiritual, ou seja, a razão tomaria conta de seus feitos, só que a Magiah nem sempre é racional.
     Encará-la como ciência é perder os fatos extra-sensoriais que a razão não permite que tomemos conhecimento. Quando a fé se torna técnica demais a vivência do natural se torna nula, pois a visão é totalmente diferente do conceito de fé.
Ela jamais pode ser retirada do Magista sem que o mesmo seja destruído. Eles são um só desde o princípio do acreditar.                             
     Quando dizem que a fé move montanhas é uma metáfora mais que real. Pessoas morrem, matam, mudam e criam conflitos pelo simples ato da fé, então se raciocina que ela tem forte influência sobre os homens, pois o ser humano é feito de puro desejo. Não há nada no ser humano que não seja fruto de seus anseios, do ponto mínimo ate o seu ápice.

“Quando mais o ser humano deseja, mais insatisfeito ele fica, pois o próprio desejo deseja novamente desejar.”
                                                                          
                                                (D’anjelo Terah) 

Exemplos de ações provocadas pela fé:

v A Inquisição
v II Guerra Mundial (Fé no poder do Estado)
v Disputas em Jerusalém entre Palestinos e Judeus.

     Sem Ela o caminho é completamente vazio, mas também não seria negar a razão e a inteligência por completo, pois a fé se divide em várias características e é fundamentada em diversos fatores.

v A Fé como conhecimento: Conceito de que o conhecer é a Luz da fé e é a aceitação do conteúdo como verdadeiro.

v A Fé como obediência: É a conversão interior e entendimento profundo da crença revelada. Uma fé natural por acreditar.

v A Fé opção fundamental do homem: É a pura conversão. O acreditar que é inerente ao homem, uma mudança definitiva.

v A Fé irracional: Mesmo não abandonando a razão, o homem tem que justificar sua crença, chegando a ser uma fé inumana, pois vai contra a sua natureza.

v Imanência e Transcendência da Fé: “O acesso da fé fundamenta-se unicamente em Deus e exige a iluminação interior, mas a fé não pode ser privada da luz da razão”. (São Tomaz)
É a iluminação interior voltada á Deus sem abandonar a voz da razão.

v Inculturação como aspecto negativo: A fé só existe se estiver ligada a uma cultura, para que venha ser vivida, sentida e aceita. Assemelhando-se a cultura a fé incultura-se fazendo presente em qualquer sociedade.

   

    Portanto, com tudo que foi comentado entendemos a importância de se estar equilibrado, mantendo os lados da teoria e da prática, unidos ate o fim do caminho.          
    Percebemos também a necessidade de se ter foco no que realmente se quer e saber expressar a sua verdadeira vontade após descobri-la.
     Para querer é preciso que se acredite, e este acreditar deve ser levado a sério, pois é essencial para o fim do objetivo. Dedicar-se não se torna apenas cumprir um prazo de estudos, e sim, procurar manifestar todas as suas vontades no próprio cotidiano.
     A verdadeira Magiah deve ser sentida e vivenciada. Temos que pensar mais em sermos grato por Aquela que nos deu a vida, e sermos gratos também por tudo que está a nossa volta, afinal a Magiah está em tudo e principalmente é parte da Divindade que habita dentro de cada Magista.
      Então: “Dancemos sob o canto da Grande Mãe, sem medo do que virá pela frente, pois Ela está conosco onde quer que estejamos. Nós somos seus filhos e herdeiros de um conhecimento que já possuímos, porém que está adormecido, então que despertemos deste sono profundo, pois o mundo nuca dorme.
     Que passemos a entender os ciclos da natureza e assim possamos decifrar o nosso interior. De encontro a Luz da sabedoria Divina vamos, pois em nosso ser habita um segredo imortal e magnífico. Somos todos guardiões de uma essência um dia pura, Cabe a nós mesmos tomarmos consciência, indo de encontro ao silêncio de nossas almas para honrar as bênçãos e os dons que Ela nos concede.
      Meditem neste trecho da “CARGA DA DEUSA” e deixe que Ela fale ao teu coração:
    

CARGAS DA DEUSA
(FRAGMENTO)

"Sempre que vós tiverdes quaisquer necessidades, uma vez ao mês, e melhor seria quando a lua estiver cheia, então vós deveis vos reunir em algum local secreto e adorar o meu espírito, eu que sou a Rainha de todas as bruxarias. Lá vós deveis vos reunir, vós que estais ardorosos para aprender toda a feitiçaria, mas que ainda não aprendeis os seus segredos mais profundos; a estes eu vou ensinar aquilo que ainda é desconhecido (...)

(...) Pois meu é o êxtase do espírito e minha é a alegria do mundo; pois a minha lei é o amor para todos os seres. Mantenhais puro vosso mais elevado ideal; empenhai-vos sempre na sua direção; não deixais nada parar-vos ou desviar-vos. Pois minha é a porta secreta que se abre sobre a Terra da Juventude e minha é a taça do vinho da vida e o Caldeirão de Cerridwen, que é o Graal Sagrado da imortalidade. Eu sou a Deusa Graciosa, que dá o presente da alegria para o coração do homem. Sobre a terra eu dou o conhecimento do espírito eterno; e além da morte, eu dou paz e liberdade e vos reúno com aqueles que partiram antes de vós. Eu não peço nada em sacrifício; pois eu sou a Mãe de tudo o que vive e meu amor recai por sobre a terra.
     Ouçam vós as palavras da Deusa Estelar. Ela em cuja poeira dos pés estão as hostes do céu e cujo corpo circunda o Universo(...)

Se assim fizermos, nossos horizontes se expandirão e não haverá nada que nos separe da essência Divina. Não direi aqui que nossos caminhos serão mais fáceis, mas COM CERTEZA serão menos difíceis.




“E tempo de começar a caminhada, então pés no chão, pois a estrada não passará por nós sem que comecemos a caminhar. E muito menos estrada alguma será criada, afinal é caminhando que se faz o caminho.”

Que assim seja e Que assim se faça!



                                          D’anjelo Terah
   

PAX, LUX ET NOX- EQUILIBRIO ETERNO
v          19/06/2011
v          Plenilunium
v          Dies Solaris
v          Tempus Solaris
v          03h19min AM
v          Finem hyemis

Celebração das Águas- " Casa do Acolhimento"


Na Era em que a maioria das pessoas se deixam levar pelo cotidiano sempre corrido e cheio de afazeres, e acabam esquecendo de suas origens e do quanto são belos os simples momentos da vida, coisas naturais como os movimentos das estações, as fases da lua, ou perceber que a árvore da frente de casa está mais frondosa, ainda existem pessoas que mantém a consciência de seu divino interior e propagam a paz, a harmonia e acima de tudo o amor, auxiliando e dando abrigo aos que ainda não se encontraram em seu caminho.

Nós somos filhos da natureza e da Luz suprema e fazemos parte integrante de seu existir, sendo assim não devemos nos esquecer de quem nos nutre e nos mantém em harmonia com tudo que há em volta. Somo seres divinos, uma parte da essência criadora na Terra e não podemos viver sem termos o conhecimento de tal poder interior.

Com o objetivo de nos religar com a matriz divina, a “Casa do Acolhimento”, espaço novo situado em Areia Branca- Se, um lugar muito lindo com espaços reservados para contatos  com os Reinos Elementais e locais de oração, em parceria com a “Casa do Contentamento” reuniu numa tarde fria várias pessoas com esse entendimento de luz interior e com a sede de busca pelo autoconhecimento, sem abrir mão do contato direto com a natureza. 
Onde a Água, elemento secundário da criação, foi celebrada com cânticos, danças e muita gratidão. Ao som dos batuques e dos maracás, saudamos este elemento de suma importância para manter a harmonia e a possibilidade de uma vida plena na Terra. Um momento pessoal com a energia de limpeza da água foi possível através de um Ritual muito bonito e de grande significado, onde todos participaram e puderam perceber a egrégora transformadora do espírito criador.
Ao termino nos reunimos em volta de uma mesa farta de muita comida e muito amor em intenção. Abençoados os alimentos podemos curtir a noite em volta de uma fogueira, sintonizando com tudo que havia em volta e cheios de Luz, podemos regressar para nossas casas na certeza de que nossa jornada ainda era longa, mas um grande passo para a evolução comum ali fora dado, afinal toda e qualquer longa jornada se inicia com um único passo.

   (T.L em Ação!)  
                                                           [Hadry, Danilo,Elfo e D'an]                                   
      OBS: Câmera nova já foi providenciada!
Nós da Tuatha Lunar saudamos aos presentes na celebração da Água com um abraço bem fluido de ternura em suas almas e que possamos nos rever em breve. Nós que somos LUZEIROS, e jamais deixaremos de iluminar todo o nosso arredor e permitir que esta centelha se apague.

Pax, Lux et Nox


D'anjelo Terah

terça-feira, 26 de julho de 2011

A Noite Escura da Alma

A Noite Escura da Alma    ( NEA) é um período de dificuldades onde você é testado por diversas vezes nesse período desafio e temos a impressão que estamos sendo abandonados pelos Deuses, mas na verdade é exatamente isso que tem que acontecer para que saibamos nos encontrar e descobrir nosso verdadeiro caminho, quem somos e o que nos rodeia. O Autoconhecimento é uma das conquistas da Noite Escura, porém quando estamos nela não conseguimos enxergar um palmo após o nosso nariz.

Muitas vezes acontecem coisas na nossa vida que ficamos a nos perguntar o porquê de tudo, o porquê que nos acontece certo tipo de situações, mas na verdade não nos damos conta da noite quando Ela chega, e imersos nas sombras poucos são os que sabem ver a luz no fim do túnel.
A depender da forma que essas coisas aconteçam a pessoa em prova acaba por se desligar ainda mais da suas crenças achando que ela não vale nada, porém tudo não passa de um teste e que se deve resistir, além de ter em mente que a Noite Escura da Alma atinge nosso acreditar e impulsiona nossa alma abismo abaixo, nos impedindo de usar nossa maior arma que é a nossa FÉ, uma movedora de montanhas, que bem utilizada é alavanca que nos impulsiona novamente para o alto, porém é necessário que se tenha a percepção e o entendimento das situações por completo para que saibas o que fazer na hora em que as coisas começarem a sair do controle.  

Deixo um texto muito claro na minha opinião, da Colunista Alessandra Dietrich a respeito do tema:


“Grande dúvida, grande iluminação.
Pequena dúvida, pequena iluminação.
Nenhuma dúvida, nenhuma iluminação.”

Quer dizer que precisamos chegar ao âmago da questão para iniciar nossa jornada espiritual. De fato, se nunca nos perguntarmos a que viemos, qual significado de tudo isso, quem sou eu, qual o propósito maior das dificuldades encontradas em nossas vidas, não daremos o pontapé inicial para trilhar este caminho.

Precisamos ter dúvida para rever os nossos conceitos, e quanto maior a dúvida, maior a chance de transformação. Quanto maior a retração, maior a expansão.

A partir deste momento, a dúvida e a Fé precisam ser companheiras íntimas, pois uma não sobreviverá sem a outra, precisam uma da outra para ir em frente. Esta Fé é a fé em si mesmo, Fé na Vida e no Universo, Fé para saber que toda turbulência que te espera tem um propósito maior, Fé para acreditar que existe uma luz no fim do túnel, Fé para atravessar a Noite Escura da Alma.

É exatamente neste ponto que reside a Noite Escura da Alma. É quando nos sentimos totalmente sós nessa caminhada, é quando nossa visão está nublada pela dúvida.. dúvida da direção tomada.. É quando nossa auto confiança está abalada, nossa Fé está se esvaindo, não conseguimos enxergar luz alguma.. E nessa hora, é a Grande Determinação que nos mantém no rumo, que nos segura.

Sem isso, não teremos força suficiente para concretizar esta jornada, pois é ela que não nos permitirá voltar a nossa zona de conforto, ao já conhecido mundo.

Nossa determinação é primordial, pois só podemos contar conosco para seguir adiante. Caso esperemos poder contar com o apoio alheio, acabaremos falhando. Se a nossa certeza interior não for suficiente, acabaremos falhando.

É ela que nos sustenta, que nos dá força para pensar que aconteça o que acontecer, não retrocederei por medo. Mesmo que ninguém entenda sobre o que estou falando, que caminho estou tomando!! Não vou desistir.

É provável que a vida nos exija uma entrega total, um abandono de todas as coisas que pensávamos que eram importantes. É a morte do Ego.

Na verdade isso se chama Libertação! É a morte dos condicionamentos, um convite a uma nova vida. É renascimento! Só que desta vez, nasceremos de nós mesmos..

Mas precisamos estar conscientes de que no meio da Noite Escura da Alma, passamos por uma fase de só enxergar as perdas, podemos então querer ceder às pressões, nos render, tentar voltar à harmonia conhecida anteriormente, voltar para aquele lugar que agora já se tornou estreito e que por pura ilusão pode-se pensar ser ainda mais confortável. É o comodismo gritando para ser ouvido e atendido!

Seria uma pena desistir neste momento, pois é quando a escuridão está se dissipando e o dia está prestes a amanhecer e se iluminar. Perderíamos todo este esforço há poucos passos da nova vida.

Mas é dentro de nós mesmos que temos que buscar a força para nos segurar até o raiar do sol. A mudança só pode ocorrer de dentro para fora..

Muitas vezes isso só acontece quando nos entregamos, paramos de resistir.. Deixamo-nos levar a um grande vazio por não saber mais como conduzir, o que pensar e como agir.

Se você ouve no seu coração a sua voz interior e ela lhe diz para continuar em frente, mantenha-se firme em seus propósitos! Certamente te conduzirão a luz do dia.. e você poderá olhar para trás e ver o quão escura foi a noite, mas que conseguiu atravessá-la!!

E terá um novo olhar perante a vida!!
(Alessandra Dietrich)


"Que o Sol possa brilhar novamente sobre sua cabeça e você perceba que teu Dia será lindo, porém o quão bela também foi a noite que passou."

Pax, Lux et Nox

D'anjelo Terah

sábado, 23 de julho de 2011

Magicolor

As cores da Magia

Em quase todos os debates a respeito de magia, o primeiro tópico que surge é a questão da cor negra ou branca. É claro que a energia psíquica em si mesma - como a eletricidade - não tem cor. Não existe preto ou branco, nem cinza; ela é moralmente neutra. Mas, podemos usar essa energia para muitos propósitos - assim como fazemos com a eletricidade.
E ela pode ser usada para o bem, para o mal ou para qualquer outra coisa que o praticante desejar. O propósito para o qual ela é usada depende do ponto de vista do praticante. Através da História, houve uma tendência infeliz de simplificar em excesso o uso da magia em apenas duas escolhas, o bem e mal. E elas foram tradicionalmente expressas como magia branca e magia negra. Com certeza, essas distinções são válidas para muitos praticantes que, limitam-se a essas duas escolhas. Mas para a maioria dos pagãos, é bem mais complexa do que isso; vemos a magia como um espectro de cores do arco-íris para muitos propósitos.
Na verdade, o uso das cores na prática da magia adquiriu associações tradicionais com os Elementos (Terra. Ar, Fogo, Agua e Espírito), os planetas e os propósitos dos encantamentos. Nas tabelas de correspondência que você encontrará nos escritos especializados, encontrará para cada prósito as cores apropriadas. Elas podem ser usadas para as cores das velas, mantos, luzes, toalhas e altares, objetos pendurados nas paredes e talismãs. As correspondências de cores e propósitos não são absolutas, no entanto podem variar um pouco entre as diferentes tradições.
A seguir, apresento um espectro básico das cores da Magia usado por muitos praticantes de magia.





Vermelho - (Fogo) Trabalho físico como na cura de pessoas e animais também, paixão física e sexualidade Vermelho é a cor da força. É a cor do fogo, da inspiração, vitalidade, orgulho, raiva, coragem, emoções fortes, purificação, lugares áridos, música agressiva e tempestades com raios. O vermelho é a melhor cor para afastar o perigo. Use-a para estabilidade, fundamentação, prosperidade e saúde física.

Laranja - Orgulho e coragem; heroísmo e atração; parentesco e prosperidade (como em uma boa colheita). A cor laranja está sintonizada com o calor, amizade, abundância, espírito, vontade, princípios, teoria e precaução. Assim como o ouro, ela está associada à música passional, ao farfalhar das folhas de outono e a sons naturais no crepúsculo ou logo depois de uma tempestade. Use a cor laranja para fluidez de movimento, prazer e conexão.

Amarelo - (Ar) Trabalho mental, meditação, vontade, intelecto e comunicação. Outra versão do ouro, o amarelo é a cor da amizade, bondade e fé. O amarelo-ouro é a cor do encantamento, da confiança. Verão; sons claros, como a risada de uma criança e música alegre. O tom amarelo-pastel tende mais à primavera, às tentativas psíquicas e à criatividade. O amarelo é uma cor usada para melhorar o equilíbrio, a autoestima, o carisma, a adivinhação e a criatividade. Use-a também para força de vontade, vitalidade, propósito e eficácia.

Verde - (Terra) Vegetação, como em jardinagem e emprego de ervas, fertilidade e prosperidade. Esperança, alegria, deleite, crescimento e mudanças são aspectos do verde. A floresta verde é ligada à fertilidade, ao corpo, à coragem e à música clássica ou sons da floresta. O tom verde-hera representa os aspectos emocionais, o lidar com a tristeza, reflexões decisivas e música que acalma, ou o silêncio. O tom pálido de verde, como quando a grama é nova, auxilia o processo de cura. Use a cor verde também para equilíbrios em relacionamentos, compaixão e autoaceitação.


Azul - (Água) Trabalho emocional, amor, paz e proteção. Considerada a cor da sabedoria, meditação e regiões celestiais, o azul compartilha a sexta-feira e o planeta Vénus com a cor verde (como no verde-água). Uma sensação de juventude preenche essa cor. O azul é um excelente tom para paz e reflexão profunda. Use-a também para harmonia, criatividade, comunicação e ressonância.
índigo - Percepção, imaginação, ilusão e a habilidade em ver padrões. Feitiçaria em geral. A cor índigo é associada a pesadelos, alucinações e loucura. O índigo com nuanças de ultravioleta é normalmente chamado de cor da magia. Essa é uma cor comum para os mantos dos feiticeiros, com frequência blasonados com estrelas, luas e outros símbolos astronómicos.



Violeta (Roxo) - Poder, riqueza e boa sorte. Considerado a cor da realeza, o roxo representa julgamento, engenhosidade e pensamento religioso. Violeta é a cor do espírito, dos reinos etéreos, do aprendizado esotérico superior, da sabedoria antiga e dos mistérios mais profundos. Use a cor violeta de maneira específica para centralização espiritual e meditação; também, para a consciência expandida e percepção cósmica.


Preto - Frustração ou amarração; proteção. Como a cor da noite, o preto representa pressentimento, fortaleza e consistência graças à necessidade de atravessar a escuridão. A cor preta é algumas vezes usada como proteção para os instrumentos de magia - especialmente alavancas e invólucros. Também é usada quando tentamos nos livrar de um mau hábito, desvirar a negar a idade ou fazer mudanças drásticas na vida. O preto, é claro, também é a cor da Magia e das "Artes Negras".

Branco - Bênção ou qualquer coisa que você queira! A cor da pureza, o bran-co representa amizade, sinceridade, divindade, transformação e sons específicos focados, como um gongo ou sino. Branco é a cor da Deusa, portanto é usado em todos os tipos de bênçãos.

Ouro - Energias masculinas; força, liderança e vitalidade. O ouro representa adolescência, alegria, fertilida-de e nobreza. Os homens pratican-tes de magia com frequência prefe-rem instrumentos, amuletos e jóias feitos de ouro, bronze ou latão.


Prata - Energias femininas; intuição, visão, sonhos, dons sensitivos e adivinhação. A prata representa os mistérios e as magias das mulheres; segredos e bruxaria. As jóias das bruxas são feitas de prata ou, alguma vezes, de cobre (o metal de Vénus)

Feitiçaria codificada pela cor.

Por meio da história e das lendas um número de Escolas, Ordens especializadas de magia e feitiçaria foi criado. Muitas delas se distinguiram por cores.

Os Feiticeiros que seguem essa escolas consequentemente adotaram essas cores também; assim temos Feiticeiros vermelhos, feiticeiros verdes, feiticeiros brancos, feiticeiros negros, e assim por diante. Os Feiticeiros Cinzas (ou como alguns se autodenominam feiticeiros do arco-íris) não são especializados e sim adeptos a muitas áreas. Alguns bruxos também adotaram a identificação por cores - particularmente, branca e verde. E cores similares também são adotadas pelas fadas.


Práticas mágickas codificadas pela cor.



Vamos analisar várias categorias de Magiah e Feitiçaria segundo as cores a elas associadas. Praticantes especializados em uma dessas áreas podem ser conhecidos pela cor. Aqui apresento mais algumas informações sobre essas práticas codificadas pela cor - em relação à posição delas no Espectro. Levando em consideração que a forma como se aplica a Magiah é de inteira responsabilidade de quem a manipula, a definição citada aqui "Magiah Negra, Branca e etc, é somente como referência de estudo, pois sabemos que defini-la desse modo é um ledo engano.


Meditação (Magia Aqua)

A Meditação é a base de muitas disciplinas orientais de Magia e Feitiçaria. Estou certo de que você já viu Mestres que meditam em filmes, de modo especial aqueles que envolvem artes marciais. Usada de maneira apropriada, a meditação abre a porta para o crescimento individual e progresso pessoal. De todas as técnicas de progresso nos campos psíquico e espiritual, a meditação é, de longe, a mais eficiente.


Cura (Magia Azul)


A Cura se refere a todas as formas de artes e práticas mágicas devotadas a curar doenças, aliviar dores, promover a regeneração dos tecidos, restaurar a vitalidade, a fertilidade, etc. Através da história, os curandeiros foram os médicos, enfermeiras e parteiras das vilas - de modo especial, nas comunidades rurais e "primitivas" sem acesso aos médicos e farmacêuticos licenciados oficialmente.

Wortcunning (Magia Verde)


Wortcunning é a cultura e a arte de conhecer e usar as propriedades mágicas, medicinais, e outras, das plantas. A antiga palavra usada para o conhecimento das propriedades secretas das ervas é Wortcunning ("sabedoria das plantas"), e sempre foi um estudo particular das bruxas.

Adivinhação (Magia Amarela)


Adivinhação é a arte de predizer ou prever o futuro; ou descobrir coisas que estão perdidas, escondidas, ou secretas. Embora nem todos os videntes sejam Feiticeiros, espera-se que todos estes sejam videntes. Muitos povos antigos eram obcecados com adivinhações e dificilmente tomariam qualquer decisão sem consultar adivinhos, videntes, oráculos ou profetas. Ocorrências inco-muns, como sonhos perturbadores e presságios, também foram consideradas divinatórias. Com o passar do tempo, os videntes desenvolveram muitas técnicas de adivinhação - as chamada; Artes Mânticas (de mantis, que significa "adivinho").

Ilusão (Magia Laranja)
Também conhecida como magia de palco e magia de espetáculo, essa área lida com as ilusões e efeitos especiais "milagrosos". A magia da ilusão é dividida em duas categorias: ilusionismo (conjuração) e prestidigitação (truque de mão). Com o objetivo de diverti: e iludir os observadores, as artes da ilusão tiveram sua origem com os primeiros xamãs. Desde que a primeira fogueira foi acesa, foram usados efeitos especiais para aprimorar o efeito teatral ( Diferentes tipos de apresentaçãc como atos mágicos, acrobacias, prestidigitação e engolir fogo, vieram desse rituais.

Alquimia (Magia Vermelha)


A Alquimia é a arte mágica e -ciência da transformação ou transmutação. A Alquimia foi a precursora c. química moderna. Teve origem em Alexandria, no Egito, no século I d.C., quando a metalurgia egípcia foi misturada à filosofia grega e ao misticismo do Oriente Médio. Os alquimistas medievais buscavam três objetivos principais: a Transmutação de "metais básicos" (chumbo, de modo particular) em ouro e prata; a descoberta do Elixir da Vida, que curaria todas as doenças e conferiria a imortalidade; e a criação do homunculus, um homem artificial.

Domínio dos Animais (Magia Marrom)


O Domínio dos Animais diz respeito a tudo que se relaciona com animais de todos os tipos - de maneira especial, a comunicação animal. Dentre os praticantes desse tipo de magia, estão os "encantadores de cavalos", treinadores de animais sensitivos que trabalham com animais, e pessoas que parecem ter a incomum habilidade de se comunicar com animais. O domínio dos animais inclui o conhecimento de Zoologia e a sabedoria dos Totens. Aqueles que dominam essa arte procuram conhecer o nome de todos os animais, o modo como eles evoluíram, o que eles comem, seu comportamento, estilo de vida, rituais de acasalamento e linguagem.

Cosmologia (Mágica Violeta)


A grande abóbada do céu noturno - a Esfera Celeste - que envolve nosso pequeno mundo sempre foi tema de estudos mágicos e de Feitiçaria. "Ligar os pontos" das estrelas para formar constelações elevou nossos primeiros mitos e lendas ao céu. A posição fixa da Estrela Polar em meio à rotação celestial nos deu uma firme orientação em todas as estações. Os movimentos do Sol, da Lua e dos planetas pelos signos do Zodíaco nos deram o nosso calendário; nosso primeiro modo de marcar o tempo e nossa primeira forma de Adivinhação eficaz.

Matemágica (Magia Clara)


Os Mistérios Pitagóricos foram a base de toda a Matemática, principalmente da Aritmética, Geometria e Música. O lema deles era "Tudo é Número". Segundo Pitágoras, todas as coisas do Universo são baseadas nas mesmas "identidades" criadas por padrões geométricos que se repetem em uma interminável dança de som, luz e cor. Esses padrões formam uma matriz de uma rede de energia derivada de uma fonte central. Eles criam todo o mundo natural e nos permitem experimentar dualidade, emoções, tempo linear e toda a realidade que vivenciamos.

Magia Cerimonial (Magia Branca)


A Magia Cerimonial, originada nos séculos XVII e XVIII nas ordens mágicas secretas, é baseada na Cabala* e no Hermetismo, com o neoplatonismo e as doutrinas orientais. No seu sentido mais alto, a Magia Cerimonial é uma experiência transcendental que leva o mago a reinos místicos e permite que ele se comunique com o Eu Superior. Ela desperta o mago para o Deus interior.

Lore Mastery * (Magia Cinza)


Lore significa "ensinamentos", e o domínio desses ensinamentos - Lore Mastery é o principal atributo do feiticeiro. Através da história, os Feiticeiros estudaram e colecionaram livros e escritos com a sabedoria das eras; e muitos formaram importantes bibliotecas e museus. O domínio dos ensinamentos significa conhecer os segredos arcanos (ocultos) e mistérios esotéricos desconhecidos para a maioria das outras pessoas. É comum dizer que "conhecimento é poder", e uma grande parte do verdadeiro poder do feiticeiro vem desse vasto conhecimento. Os "Ensinamentos", no entanto, compreendem muito mais do que apenas segredos e mistérios. Uma parte muito importante deles diz respeito a mitos e lendas. O Lore Master também é um contador de histórias, que sempre pode usar uma delas para demonstrar alguma conclusão.

Bruxaria e Demonologia (Magia Negra)


A forma mais simples de Baixa Magia é a bruxaria, em que um ato físico é praticado para se alcançar um resultado. A Bruxaria forma a maior parte da magia popular e geralmente é referida como "Magia Negra" ou "as Artes Negras". Algumas vezes, também é denominada magia solidária, baseada no princípio de que todas as coisas são unidas por ligações invisíveis (a Lei da Solidariedade). Demonologia é uma forma de bruxaria popular na Idade Média e na Renascença, na qual a ajuda dos demónios era recrutada pelo mago. Embora se acreditasse que os demónios eram mais facilmente controlados do que os anjos, eles podiam ser perigosos e maldosos, e os antigos grimórios continham instruções detalhadas para conjurá-los e controlá-los.

Outra forma de "Magia Negra" é a Necromancia, na qual os espíritos dos mortos são conjurados para aconselhamento.
Á Magia Negra não é necessariamente má; não mais do que qualquer outra cor. Mas embora todas as pessoas ligadas à magia pratiquem algum tipo de bruxaria, poucas se identificam come bruxas. Aqueles que o fazem geralmente tentam controlar os outros e governar o mundo. A diferença principal entre um bruxo e um feiticeiro está, portanto, na esfera do serviço - um feiticeiro deseja servir aos outros; um bruxo deseja ser servido pelos outros.


É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.
Vejamos alguns exemplos de cores e sua simbologia:





O preto está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.




branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa  inocência e pureza.



cinzento pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.
 



Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.



Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.





Vermelho escuro significa elegância, requinte e liderança.


Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.



Verde-escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor  que simboliza tudo o que é viril.



Verde-claro significa contentamento e protecção.



Amarelo transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão.




Laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade.



Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.




Azul-escuro, é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia.





Azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescura.



Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.



Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito.



Lilás, significa espiritualidade e intuição.

O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.



Rosa claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.
Salmão está associado à felicidade e à harmonia.




prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.







Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.




 Então espero que façam bom proveito das influências das cores em todos os ramos do cotidiano. Aos que são da Arte fiquem atentos pois as cores fazem uma grande diferença!


A todos, bons Ventos...


Pax, Lux et Nox


D'anjelo Terah